Mostrar mensagens com a etiqueta Miradouro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Miradouro. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Lisbon Week - Sessões DJ todas noites ao ar livre no Miradouro de São Pedro de Alcântara


Publicamos em baixo a missiva enviada ao Vereador do Ambiente, Dr. José Sá Fernandes, referente às sessões DJ ao ar livre programadas para até às 02:00 horas, todos os dias da semana, durante a iniciativa Lisbon Week.

Exmo Senhor Vereador do Ambiente,

Dr Jose Sa Fernandes,

Na qualidade de representantes dos habitantes do Bairro Alto, gostaríamos de expressar a nossa surpresa e protesto com a realização de espectáculos musicais de “DJ-sets” no Miradouro de São Pedro de Alcântara até às 02:00 Horas de todas as noites, no jardim – ao ar livre que é via pública.

É que nas imediações do Miradouro de São Pedro de Alcântara habitam pessoas que trabalham todos os dias, idosos, bebés e crianças – pessoas normais, que já sofrem em demasia com a degradação do ambiente derivada das actividades musicais no referido Miradouro, quer em termos de ruído, quer no WC em que se transformam diversas ruas adjacentes ao jardim.

Manifestamos assim a nossa oposição a actividades nocturnas desta natureza nestes horários, em desrespeito pela Legislacao do Ruído e à revelia dos residentes nas áreas afectadas que são confrontados com factos consumados, sem que sejam considerados ou respeitados.

Solicitamos assim a V.Ex.as, que para os DJ-sets no Miradouro de São Pedro de Alcântara previstos durante a iniciativa se dignem a:

Proceder a medidas de redução de horário em conformidade com a Legislacao do Ruído;
Exortar à forte restrição do volume musical, no período nocturno, sem prejuízo de 1);
Incluir casas de banho para os utentes nocturnos e desincentivos a que estes utilizem as ruas adjacentes como WCs;

Que em futuras edições V.Ex.as tenham efectivamente em conta que “Lisbon” é feita - em primeiro lugar – pelas pessoas que nela habitam e só depois pelas que por ela passam.

Com os melhores cumprimentos,

A Direcção da AMBA

Miradouro de São Pedro de Alcântara, numa manhã, fustigado pela noite..
Miradouro de São Pedro de Alcântara, numa manhã típica.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Uma noite icónica de Bairro Alto

A noite passada foi mais uma noite "icónica" de Bairro Alto.

Uma vez mais houve discoteca ao ar livre no Miradouro de São Pedro - num quiosque concessionado Câmara - discoteca que se estendeu além das 03:30 Horas. Sim, 03:30 Horas com um P.A. (amplificador) jeitoso a funcionar, ali a "bombar" com aqueles graves cardíacos, quando têm autorização dada pela CML para "actividades musicais" até às 01:00H com a condicionante (sublinhe-se!), de que não se ouça nas fachadas das moradias nas imediações.

Foi contactada de imediato a PSP com o fim de parar aquele 'regabofe' e, de seguida, foi solicitado à Polícia Municipal que fiscalizasse de imediato o estabelecimento. O agente da Polícia Municipal, impotentemente atencioso, explicou "Senhor, isto agora já não é assim, só o avolumar de reclamações na CML pode eventualmente provocar uma decisão [da própria CML] de fechar o estabelecimento. Antigamente era de outra forma, quando se prevaricava, fechava-se. Mas agora é assim que funciona, lamento".

Entretanto, o "ícone" foi sendo amplamente regado a urina em vagas de dezenas de "turistas" portugueses, animados com urros animalescos ou por altercações entre as máfias de indianos/paquistaneses vendedores de "litrosas" em luta pelos seus "espaços comerciais", ali pela Dom Pedro V, Luísa Todi, Travessa de São Pedro, Rua da Rosa, Rua das Taipas, etc...

Chegadas as 04:00 Horas foi novamente contactada a PSP, pois tinha chegado a vez da "performance de percussão" com que alguma juventude desprendida brinda o dito "ícone".

Esta manhã, por entre os olhos semicerrados, pude vislumbrar os canteiros de copos de plástico amachucados e amarelos, com os respectivos cacos de vidro de cor âmbar escura (as marcas Super Bock e Sagres mantêm a mesma cor de vidro!), inspirei e apreciei aquela vista, com mais uns quantos turistas, por entre os senhores da limpeza da CML, usufruindo daquele jardim em que os canteiros foram destruídos dando lugar a uma matéria castanha que alberga na sua maior parte do tempo... os "icónicos" plástico, vidro e beatas.
Diz-se que "Uma das regras básicas na captação de turistas para um determinado território é que, primeiro que tudo, a população desse mesmo território se sinta bem nele.".

Com "ícones" destes....



Nota - texto revisto um dia depois, quando o autor já tinha descansado uma noite.